Thursday, October 7, 2010

A Lei, Cristo, A Graca - O estudo PARTE 2

Conhecemos a Lei...Dizemos conhecer a Cristo...mas e a Graca? Continuaremos neste SEGUNDA PARTE deste estudo maravilhoso: A Lei, Cristo, A Graca.
 Leia comigo: Galatas 4:29,30,31 "Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.” Havia um problema aqui, e era um problema que havia de ser resolvido. Galatas 4:21 relata o momento decisivo de Deus em que este problema teve que ser resolvido de uma vez por todas.

Gálatas 4:21-25 “Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar. Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos.” 2 mulheres: Sara e Agar, mulheres de Abraao, as 2 com filhos dele. Porem, Agar representa o ANTIGO concerto (Lei), que foi feito no monte Sinai, seus filhos vivem sobre este concerto (Lei) e nascem segundo a CARNE. Sara, representa o NOVO concerto (Graca), seus filhos (nos), vivem sobre este concerto (Graca) e nascem segundo o ESPIRITO. Porque nos somos os filhos da promessa: Isaque. O problema todo e que Deus fechou todo o cerco da situacao a seu tempo para que Abraao fosse obrigado a fazer a separacao da Lei, com a Graca, da escravidao do pecado, com a liberdade em Cristo Jesus. Como? Expulsando Agar e os filhos da Lei de la. Por isto ha um choque muito grande entre Lei e Graca ate hoje. Cada um teve seu proposito e cumprimento, mas em determinadas situacoes e impossivel mistura-los, e misturando-os, a graca se torna invalida e mesclada. Muitas vezes voce tera que tomar uma decisao na sua vida crista diante de doutrinas principalmente: Eu vivo debaixo da escravidao da Lei, ou eu vivo debaixo da liberdade da Graca? Galatas 2:18,19,20 "Porque se torno a edificar aquilo que destrui, constituo-me a mim mesmo transgressor. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Ja estou crucificado com Cristo, e vivo, nao mais eu, e a vida que agora vivo-a na fe do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim, nao aniquilo a graca de Deus, porque se a justica provem da lei, Cristo morreu em vao." O que Paulo estava tentando nos dizer? Que agora, ele estava morto para a lei e vivo para a graca, ele morreu com Cristo naquela cruz e agora Cristo vive nele e atravez dele para dar a ele a liberdade do pecado conquistada por Jesus. Mas...se Paulo volta a viver debaixo dos rudimentos da lei, ele volta a ser pecador que nao foi justificado pela graca atravez de todo o sacrificio feito por Cristo. Nao que Cristo vai mais uma vez coloca-lo como transgressor, mas ele mesmo a si mesmo faz isto quando escolhe a lei e nao a graca, anulando o que Jesus fez por ele.
Gálatas 5:1 "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão." Quantas vezes mais Jesus Cristo tem que morrer na cruz por voce? Quantas chicotadas mais Ele tem que receber pra que nos entendamos nao so o que Ele veio fazer, mas o que Ele veio trazer? E Cristo que tem que morrer todos os dias novamente ou somos nos para nossa carne? Mateus 11:28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” E mais dificil viver pela graca porque por ela, nada do que voce faca e o que vai trazer o que voce precisa: Fe, nos nao temos o controle. Cristo tem totalidade. E mais facil viver pela lei de certa forma porque temos a chance de termos o que procuramos de acordo com o que nos mesmo fazemos: Obras! Sacrificios! Dividimos o controle com Deus. Mas perdemos ele totalmente quando eventualmente falhamos na lei, trazemos julgo ainda mais pesado sobre nos, ficamos fracos, sobrecarregados, pecadores sem justificacao, pois nao conseguimos cumprir a lei, somente se e justificado atravez de Cristo: graca. Efésios 4:22-24 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Voce tem vivido como novo homem? Voce tem vivido a nova alianca? Galatas 3:13,14 "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito." Voce e eu somos povo gentilico! Povo que vive nao mais sobre julgo de escravidao, libertos atravez da graca e UNICO E ETERNO sacrificio de Jesus Cristo, povo que nao vive mais seguido de obras (sacrificios), mas vivemos por fe, e atravez dela (nao por obras), somos santos, retos, redimidos, eleitos, justificados dos pecados! Sorria, a sua vida deu um giro de 360 graus apos Cristo! Agora, ha esperanca pra voce! Agora ha promessas pra voce, promessas que voce nao vai precisar "se matar" pra consegui-las, elas ja sao suas por fe. O unico sacrificio que Deus quer de voce agora e: OBEDIENCIA. Hebreus 7:11-12 “Se, portanto, a perfeição houvera sido mediante o sacerdócio levítico (pois nele baseado o povo recebeu a lei), que necessidade haveria ainda de que se levantasse outro sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, e que não fosse contado segundo a ordem de Arão? Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há também mudança de lei.” E querido, as coisas mudaram por aqui depois de Cristo. Nao e de se surpreender porque onde Cristo chega, aquele lugar jamais e o mesmo! Nada fica parado com Cristo, tudo se renova, quando digo tudo e tudo! Se voce tem sido o mesmo cristao ate hoje e nao tem crecido e desenvolvido, sido gerado neste evangelho e tempo pra voce! O sacerdocio agora e outro! Nao e de Abraao, nao e de Moises, nem tao pouco Paulo, mas Jesus Cristo!!! Efésios 3:8-10 “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,” Paulo foi escolhido para trazer esta nova alianca, e quando ele comecou a falar de GRACA e NAO de Lei ele foi rejeitado, questionado, apedrejado, perseguido chamado de louco e ate diziam que ele estava contra a Palavra. E como ele, hoje, nos somos os dispensadores da graca de Deus! Voce tem sido este dispensador de graca ou de lei? Pregador do velho ou do novo? Paulo nao so fez a diferenca, mas ele mesmo foi diferente. Voce tem pregado esta diferenca? Voce tem sofrido as dores de parto por falar desta diferenca? Voce tem sido perseguido, rejeitado, discordado, apedrejado? Se nao, entao eu te digo, voce nao tem sido diferente, voce tem sido igual. O que e igual nao importa, e so mais um...mas o diferente destaca, incomoda muitos. Temos incomodados? Ou acomodados? Gálatas 1:11 e 12 “Faço -vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,“porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.”
E mesmo criticado e repudiado, Paulo continuava pregando a graca e tinha ousadia de falar que o que ele veio trazer, ele nao aprendeu diretamente de homens, mas de Deus! Quantos de voces, hoje, pode falar de algo na Palavra, que aprendeu diretamente de Deus e nao de homens? Atos 9:15 "Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;" Voce foi escolhido para levar graca! Cristo depositou graca em voce na cruz, voce nao merecia este favor, mas Ele te deu de graca, pra que hoje, voce tambem de de graca. Qual e a semente que voce tem carregado em voce? Lei ou Graca? Sara ou Agar? Quais filhos voce tem gerado ultimamente? Filhos da lei ou filhos da graca? Da escravidao ou da liberdade? Quando falamos de Jesus pra alguem, que ja conheca ou nao, nos geramos filhos. Mas, como temos gerado estes filhos? Temos imputado lei (fardo, escravidao, pecado, jugo) nas pessoas ou imputado graca (fardo leve e suave, liberdade,justificacao,fe) que nos foi dada?
1 Coríntios 9:19-20: "Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei." Veja comigo: "Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo; mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." (Galatas 4:2 a 7) Estavamos debaixo de "tutores e curadores" (tempo da lei), ate o tempo determinado (tempo da graca), eramos como meninos alimentando de "leitinho"(que era o que nosso estomago suportava), mas agora que o tempo determinado ja cumpriu (Cristo), fomos remidos da lei para a graca, feitos filhos e nao so servos que servem com obras e sacrificios e herdamos algo: Espirito Santo. E fomos adotados como filhos, e nos tambem fazemos adocao de filhos na graca de Deus.
Hebreus 8:13: "Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer." Agora veja comigo o que e graca (mais uma vez) e como viver nela: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum! Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." Romanos 6:14,18 A Graca nao e uma licenca para pecar ou usar da liberdade que Cristo nos deu, para fazer dela como "bem" (mal) entendemos, muito pelo contrario, a graca agora nos da meios de obedecer a Palavra, somos livres, mas livres para Cristo, livres para cumprir a justica, servos nao mais da servidao, mas servos de justica! Por que por graca e nao por lei? "Porque pela graca sois salvos, por meio da fe, e isso nao vem de vos, e dom de Deus. Nao vem das obras, para que ninguem se glorie." Efesios 2:8,9 Eu costumo usar um exemplo bem comum pra tentar explicar o que e graca pra alguem que nao conhece ainda: A lei, mostra a nudez.
"Ah! Ops! Estou nu" (pecado). E nao faz nada a respeito dele. A graca, VE a nudez. "Ah! Ops! Estou nu", mas vem com AMOR (imerecivel) e o cobre com um manto, trazendo solucao para o pecador e o pecado dele. Nao mais nu, mas agora coberto...pelo sangue do Cordeiro: Cristo. Eu sou apaixonada pela biblia, Cristo me fascina, mas tem um versiculo que eu amo muito e pra mim, ele destila graca. "Mas sobre tudo, ame uns aos outros profundamente, pois o amor COBRE multidao de pecados." 1 Pedro 4:8

Graca e Paz a todos!

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...