Thursday, October 7, 2010

A VIDEIRA E OS RAMOS, o estudo...PARTE 1

Eu sou a Videira Verdadeira e meu Pai e o Lavrador"
(Joao 15:1)
Voce ja leu sobre a Videira e os Ramos? Creio que nada igual ao que voce ira ter conhecimento neste estudo maravilhoso e profundo que se inicia tratando sobre a VIDEIRA VERDADEIRA! Isto nao sera nada comparado com o que voce ja leu a respeito. Embarque comigo nesse crecimento maravilhoso de Deus e vamos partilhar da Videira! QUEM E A VIDEIRA? PORQUE ELA E CHAMADA DE VERDADEIRA? O QUE ELA OFERECE? O QUE ELA REQUER? Veja mais...
Joao 15:1 Deus nos diz quem e a Videira :Ele mesmo! A Videira e Cristo! Mas Ele trata-se de Si mesmo como " A Videira Verdadeira"! Por que? Porque Cristo e Deus de Verdade! "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de VERDADE." (Joao 1:14). E mais: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a VERDADE, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim." (Joao 14:6) E Sendo entao um Deus verdadeiro ( nao ha outro), e Deus da verdade o que mais Ele exigiria dos que sao Sua imagem e semelhanca, nos os seus filhos? Verdade! "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." (CL 3:9,10) Ou seja, SE A VIDEIRA E A VERDADEIRA, OS RAMOS TEM QUE SER VERDADEIROS! Entao quer dizer que existem "outras videiras" Aline? Sim! E elas sao verdadeiras tambem? Nao! So ha uma verdade, um caminho, uma vida! Entao quer dizer que existem "outros ramos" tambem que nao sao verdadeiros? Sim. O que nao esta enxertado na Verdade esta enxertado na mentira. Veja comigo OSEIAS 14:4 a 8:"Eu sararei a sua apostasia, eu voluntariamente os amarei; porque a minha ira se apartou deles.Eu serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará as suas raízes como o Líbano. Estender-se-ão as suas vergônteas, e a sua formosura será como a da oliveira, a sua fragrância como a do Líbano. Voltarão os que habitam à sua sombra; reverdecerão como o trigo, e florescerão como a vide; o seu renome será como o do vinho do Líbano. Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Sou eu que respondo, e cuido de ti. Eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto."


Deus estava falando ali a um povo "Efraim", que significa "frutifero", e afirmando a eles que nao procurassem OUTRAS videiras, pois o frutos deles vinha SOMENTE de Deus a Videira Verdadeira! Somente a Videira verdadeira os faria frutiferos, formosos, prosperos, abundantes, amparados, cuidados, limpos e verdadeiros. Deus mesmo os nomeou frutiferos, mas eles acharam que poderiam gerar frutos e dar conta deles de SI MESMOS, se voltando para outras FONTES e Deus disse: NAO! "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim" (Joao 15:4) Qual tem sido a sua videira? Qual tem sido a fonte de tudo que voce tem buscado? Voce esta enxertado na Videira Verdadeira? Efraim tirou seus ramos da Videira Verdadeira e os enxertou em outra fonte :idolos. Que nao podiam os sustentar, cuidar, proteger e nutrir os seus frutos! Ou seja, estavam indo de frutiferos para INFRUTIFEROS! Quando nao estamos enxertados onde deveriamos, nos nao produzimos o que deveriamos como ramos, nem como deveriamos, nem quanto deveriamos! Como tem sido a sua producao? Quais tem sido seus frutos? Qual e a APARENCIA dos teus ramos? Sera que os teus ramos tem ESPELHADO a condicao da Videira? Formosos? Saudaveis? Fortes? Constantes? Verdadeiros? Ou: Abatidos? Fracos? Sem brilho e vida? Inconstantes com os ventos e mentirosos? Quem sabe os seus ramos cairam da Videira e estao tentando sustentar a eles mesmos, so ha VIDA na Videira Verdadeira. O que acontece quando tentamos substituir o que e unico em Verdade pelo que e falho e proporciona uma ilusao? Veja:

"Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas. Acaso é Israel um servo? E ele um escravo nascido em casa? Por que, pois, veio a ser presa? Os leões novos rugiram sobre ele, e levantaram a sua voz; e fizeram da terra dele uma desolação; as suas cidades se queimaram, e ninguém habita nelas. Até os filhos de Mênfis e de Tapanes te quebraram o alto da cabeça. Porventura não trouxeste isso sobre ti mesmo, deixando o Senhor teu Deus no tempo em que ele te guiava pelo caminho? Agora, pois, que te importa a ti o caminho do Egito, para beberes as águas do Nilo? e que te importa a ti o caminho da Assíria, para beberes as águas do Eufrates? A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos."(Jer 2:13 a 19)

Quando nos deixamos a Videira Verdadeira para seguir uma outra fonte, a primeira consequencia e ESTERILIDADE! Obviamente pois Jesus ja havia alertado que se nao for POR ELE E ATRAVEZ DELE, nao ha vida! Ou seja: Os seus ramos estao mortos, NAO havera frutos! Ao envez de ramos que dao frutos frutiferos, nos tornamos INFRUTIFEROS! Nos tornamos "terra de desolacao" quando construimos CISTERNAS pra reter agua! Nao tente ter vida fora da Videira, ate o que voce conseguiu antes de sair da Videira ira secar, muchar, nao adianta construir cisternas pra "guardar" o que sobrou! Ela nao retem agua! E mesmo se reter, voce sabe o que acontece com aguas paradas? Apodrecem! Deus ama produtividade, tudo se renova, NADA, absolutamente nada no reino de Deus fica parado!

"Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas." (Joao 15:6)

Sera que nao temos construido cisternas pra substituir a Videira Verdadeira? Qual tem sido a sua? Sera que estamos atolados de mais na hiper atividade da rotina, nao temos tempo para enxertar na Palavra? Sera que cavamos cisternas profundas de entertenimento, Tv, musica, internet que nao tem proveito para nutrir nossos ramos? Cisternas de amizades que nos nutrem mais do que aprender a sermos amigos de Deus? Cisternas de incontaveis horas de trabalho arduo? Cisternas de paixoes da carne? Cisternas de vicios que tiram o previlegio do primeiro lugar da nossa vida ser de Deus? Cisternas de sexo, que nao conseguimos viver sem? Cisternas de moda que somos atraidos por elas? Cisternas de mentiras que nos retem de obter o fruto de um carater moldado? Cisternas de idolos de nos mesmos, odolatrando nossos propios ideias? Cisternas de magoas e rancores? Cisternas de incontaveis obras de feitos dentro da igreja? Cisternas de imagens e mascaras??? Voce esta na Videira Verdadeira? Cristo? Entao onde quer que voce esteja voce dara frutos! A Igreja nao e a videira, ela e uma porta viavel palpavel e real para que Cristo, a videira, venha ter oportunidade conjunta de trabalhar em voce: Ramo! Voce esta na Igreja? Otimo, prossiga em crecer na Graca e conhecimento. Mas esteja em CRISTO! A igreja nao e uma cisterna, nao faca dela uma, por que se em Cristo voce estiver, ainda que fora ou dentro dela, certamente voce dara frutos.

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...