Monday, January 24, 2011

Ananias e Safira- Igreja do homem, Igreja de Deus parte 3

"...Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade..." Atos 5

O que temos feito da Igreja? Igreja de homens ou Igreja de DEUS? Como temos gerido,cuidado e usado o que nao e nosso, mas fazemos parte? Ja ouviu a historia de Ananias e Safira? Granto que ja! Ela ja foi usada para "amedrontar" muitos de nos nas igrejas, mas voce nunca vera uma analise da hisoria deste casal como a asseguir. Nao para "amedrontar", mas para te entregar uma conciencia de Cristo!
Ananias e Safira...um casal que definitivamente pensava igualmente. Infelismente nao possuiam a mente de Cristo, pois tratavam dos seus interesses como bem eles pensavam em tratar, afinal...eram livres para isto. Certo? Errado! Vamos ver com a historia DRASTICA deste casal o que significa cuidar do que NAO e nosso, e de Deus, mas Ele nos PERMITIU gerir para Ele um bem, e a RESPONSABILIDADE que isto e.
"Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos." Atos 5:1,2
Estes 2 individuos possuiam um terreno, este terreno era deles...entre aspas. Eles tinham compromisso de vender o terreno e entregar o dinheiro para um homem de Deus chamado Pedro. Quando o terreno foi vendido finalmente o marido Ananias foi levar o dinheiro da venda ate Pedro, como prometido. Problema: Antes do marido ir, ele e sua mulher combinaram ENTRE SI de manter para SI a metade do dinheiro e entregar somente a outra parte a Pedro. Estes 2 individuos obviamente conduziam algo que nao era deles, da forma que bem os cabia, tomavam de uma audacia em tomar decisoes propias da propiedade que os entregou Deus. Se Deus nao tivesse sido bom o bastante e permitido que este casal possuisse uma terra, eles NAO a teriam. Depois Deus foi bom em enviar um comprador pra terra, ja que eles queriam vende-la e dar o dinheiro a um homem de Deus, um compromisso com algo que era de Deus! Isto acontece ate hoje! Conduzimos o que achamos que e nosso como bem nos convem! Sem perguntar a Deus se pode ou nao, se e bom ou nao, se Ele ficara satisfeito ou nao. Fazemos isto com a igreja, com a casa, com o trabalho, com os filhos, com os estudos, com os sonhos, com o corpo, com a mente, com os relacionamentos amorosos, com as contas, com as decisoes, com os conceitos e com o dinheiro...como Ananias e Safira. Quando NADA nos pertence, TUDO nos e confiado por Deus pra gerir como Ele instruiu!
"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus." Atos 5:3,4
Ananias foi confrontado por Pedro, que ja sabia em espirito o que aconteceu com a outra parte do dinheiro. Ananias por que voce esta mentindo? Porque entregou so a METADE? Cade o resto? Cade sua mulher? Porque voce decidiu gerar tao mal assim o que era seu com Cristo? Mente a homens e nao a Deus. Que vergonha Ananias nao deve ter passado. Mas Deus nos confronta com a Verdade. Sem confronto nao ha verdade, sem verdade nao ha mudanca! O que passou na cabeca deste homem em enganar Deus? Em reter de Deus o que JA E Dele? Em roubar Deus e entregar so a metade? E nos nao fazemos a mesma atitude DIARIAMENTE? Alem da igreja estar sendo gerida de qualquer jeito, esta sendo gerida e construida em cima de parcialidade, roubo, mentira, vangloria, engano e vontade e vida propia! Igreja de homem ou Igreja de Deus? Ovelha do homem ou ovelha de Deus?
"E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram." Atos 5:5,6
Consequencias? Morte. Ananias morreu ali mesmo. Nao e pra te assombrar que estes versiculos foram escritos na Biblia, para que voce tenha medo de Deus, como muitos pregadores usam-no. Mas para que voce tenha temor, responsabilidade e amor para com o que e do seu Pai amado. Ame o que Ele ama e odeie o que Ele odeia. A morte de Ananias representa a morte pelo qual passamos na nossa vida diaria espiritual quando nos agimos com as coisas de Deus (que sao TODAS) por "conta propia" e administramos MAL! E quantos mortos a nossa volta...sepultados no seu egoismo, na sua cegueira espiritual, ENTREGUES (por Deus) A SI MESMOS, e coisa triste e ser entregue a si mesmo! Voce tem sorte se Deus te corrigir! Ele corrige a quem ama. As consequencias para a igreja administrada com armas humanas? Morte. Sao mortos achando que estao vivos e fazendo muitos feitos. Mas estao ENTREGUES AS PROPIAS OBRAS! LITERALMENTE! Afundados nas suas propias construcoes e adicioes e programas e Deus esta longe.
"Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido. E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas."
Atos 5:7 a 11
Note como a biblia relata do acontecimento e nem se quer trata de valor preciso de dinheiro, apenas cita "tanto" se referindo a quantia! Deus nem se preocupou muito em relatar quantidade, afinal e um Deus preocupado com qualidade interior. Nem tao pouco dinheiro, porque acredite ou nao, esta historia foi relatada na biblia nao pra prestarmos atencao no financeiro nem em dinheiro! Note como Deus e justo e nos trata individualmente, a mulher teve a chance de falar a verdade, diferente do marido que mentiu e morreu antes dela, mas ela preferiu CONFIRMAR a mentira. E o seu fim foi igual ao dele: caminho de morte. Nao se preocupe, Deus vai tratar com voce individualmente, mas o tratamento vai depender de voce. Diga a verdade! Pense a verdade! Agir com verdade! E voce tera chance de vida. Quando nos nos colocamos em POSICAO DE CUMPLICES, Deus trata conosco TAMBEM! Safira era cumplice, ela era tao culpada quando Ananias. Porque ela era cumplice? Porque ela NAO SO APOIOU A MENTIRA como ela CONFIRMOU A MENTIRA! Sera...pense comigo por um momento, que nos nao temos sido Safira? Cumplices de mentira? Apoiando a mal administracao de propiedadeS de Deus? E o que sao propiedades de Deus? Corpo, Vidas, casa, trabalho, atitudes, relacionamentos, Igreja...acordos, sociedades, amizades...etc. Voce tem notado a sua igreja sendo administrada de forma nao-biblica? Pastores, obreiros, ministros e outros se portando de maneira que nao convem com atitudes e decisoes que nao sao de acordo com o que Deus busca? O que voce tem feito a respeito? Partilhado? Apoiado? Confirmado? O seu silencio e a sua presenca tambem sao formas de confirmacao voce sabia? Sera que estamos indignados o suficiente? Rejeitando estas coisas o suficiente? Ou a igreja continua sendo igreja de homens porque assim nos e comodo?

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...