Monday, March 7, 2011

Ovelhas, Pastos e Pastores-Parte 2

Parte 2! Continue embarcando comigo neste estudo Ovelhas, Pastos e Pastores.
"O Senhor e o meu pastor e nada me faltara!" Sl. 23 Veja o que tem faltado pra voce como ovelha ou pastor do pasto...

"Farei com elas um pacto de paz; e removerei da terra os animais ruins, de sorte que elas habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques.E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênçãos serão. Pois não servirão mais de presa aos gentios, nem as devorarão mais os animais da terra; mas habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante. " Ez 34: 25,26,28 Voce sabe o que isso significa? Que Jesus quer ser o seu pastor, acima de qualquer outro. So Ele pode trazer paz par o pasto, seguranca no vale da sombra da morte a chuva que rega a terra, afastar do rebanho o que nao e para estar ao seu deredor e protege-las com Sua vida. Chegamos num tempo e que Deus quer ser o seu pastor e tem pessoalmente cuidado e tratado com as pessoas. Deus tem feito coisas no nosso meio que o homem nao foi capaz de fazer.
"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Sl 23:1 a 4 Deus esta requerendo ovelhas. Nao que alguma vez Ele perdeu o controle do rebanho, mas simplismente permitiu certas situacoes para que Seu plano se cumprisse. "Ninguém a tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." Joao 10:18 Jesus esta formando Seu rebanho. O homem tem formado varios pastos, varios rebanhos com varios titulos, Deus esta trazendo a unidade, pois Ele e unico. Ele sera o centro do rebanho. "Eu pois apascentei as ovelhas destinadas para a matança, as pobres ovelhas do rebanho. E tomei para mim duas varas: a uma chamei Graça, e à outra chamei União; e apascentei as ovelhas." Zacarias 11:7,10 Voce era uma ovelha destinada para a matanca, mas Jesus te resgatou da morte para a vida por Graca, e agora com unidade Ele quer ser o seu pastor pessoal. "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas ovelhas, e as conduz para fora.Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas." Joao 10:1,2,3,4,7 Voce sabe reconhecer um bom pator? Primeira caracteristica: Ele ou ela, entra pela PORTA para tratar com o rebanho! Ou seja, nao pega atalhos, nao tem rodeios, a porta e CRISTO! O pastor passa por ela pra alcancar a ovelha e trata-la. Seja fisicamente, emocionalmente ou espiritualmente. NAO HA OUTRO CAMINHO apenas atravez da Palavra! Quando o pastor tenta instituir outras taticas, estrategias, janelas e porteiras o evangelho se torna MESCLADO, e quem come dele nao esta com a la saudavel. Ovelha: quando algum pastor te apresentar qualquer outra saida ou entrada que nao seja A PORTA JESUS, fuja! E lembre-se de que o caminho e ESTREITO! Pastores: Nao ofereca ao rebanho nada alem de Cristo, e seja o PRIMEIRO a passar pela PORTA de exemplo! "Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos." 2 Co. 2:17 Muitos se dizem pregar a verdade, mas nao tem atitudes desta verdade. Viva o que voce prega e pregue o que vive! "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" 1 Tim. 3:1 a 5 Segunda caracteristica de um bom pastor: Nao negocie a palavra, nao negocie as ovelhas, nao negocie nem a entrada nem a saida do pasto. "Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos. e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas." 2 Tm. 4:1 a 3 Nao podemos mais aceitar fabulas, precisamos de bons pastos pra comer, agua limpa pra beber e nao so ser ovelhas saudaveis mas produzir ovelhas saudaveis como nos! "Assim diz o Senhor meu Deus: Apascenta as ovelhas destinadas para a matança, cujos compradores as matam, e não se têm por culpados; e cujos vendedores dizem: Louvado seja o Senhor, porque hei enriquecido; e os seus pastores não têm piedade delas." Zacarias 11:4,5 Pastores: Sejam responsaveis pelas ovelhas do pasto. Temos pastores demais que querem um titulo e uma posicao mas nao querem desempenhar a sua posicao como deveria. Nao existe so UM Bom Pastor! Voce pode e DEVE ser tao bom QUANTO Ele! Nao seja comprador nem vendedor de ovelha! Cuide delas enquanto estiverem em suas maos pelo tempo e permissao que DEUS assim quizer, fora disto: mantenha a liberdade em CRISTO no seu rebanho! Pastores: Tenham compaixao, piedade das ovelhas! Sofra por elas! Sofra COM elas! Quantos pastores alheios ao sofrimento das ovelhas! Voce conhece a condicao das "suas" ovelhas? "E destruí os três pastores num mês; porque me enfadei deles, e também eles se enfastiaram de mim.Então eu disse: Não vos apascentarei mais; o que morrer morra, e o que for destruído seja destruído; e os que restarem, comam cada um a carne do seu próximo.E tomei a minha vara Graça, e a quebrei, para desfazer o meu pacto, que tinha estabelecido com todos os povos." Zacarias 11:8 a 10 Esse e talvez o versiculo mais serio e mais triste que ja li em toda a minha vida. Triste por 2 motivos. 1- Deus se cansou da negligencia, da desobediencia e falta de mudanca destes tres pastores. Ele nao queriam ouvir a voz de Deus, e sim fazer as coisas como achavam estar de acordo. Deus rejeita a soberba e o orgulho, mas Ele detesta a falta de abertura para mudancas e novidades. O que Deus fez? OS ENTREGOU A ELES MESMOS! Esta e a segunda coisa mais triste que pode acontecer com alguem. Nao queira voce ser entregue as suas propias vontades e desejos, eles nao sao bons, caminhos de morte certeiros. Deseje que Deus, quando voce esta meio "teimoso e relutante" continue te exortando! Se ele faz isto e porque Ele acredita que voce ainda tem solucao. Mas quando Ele se enfada da correcao...meu querido voce esta perdido. Tem pastores que Deus esta CANSADO deles! Ja estao entregues a si mesmos e nem se dao conta disto! E estes pastores tambem estao cansados de Deus, aborrecidos da Sua voz, ja nao querem mais ouvir, e Deus tambem ja nao os ouve mais. Um relacionamento cansativo, frustado e fracassado! Nao queira isto, esteja sempre aberto a mudancas, aprimoramento e NOVIDADES de Deus! "Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! a espada lhe cairá sobre o braço e sobre o olho direito; o seu braço será de todo mirrado, e o seu olho direito será inteiramente escurecido." Zacarias 11:17 Se ha um pastor UTIL, ha tambem um INUTIL. Qual a sua inutilidade de acordo como Deus ve? ABONDONO E NEGLIGENCIA! Eu nao me canso de bater nesta mesma tecla porque e um dos maiores problemas com pastores nos dias de hoje. Se e criado todo tipo de desculpas para NAO se cuidar da ovelha como a biblia ordena. E eu nao compreendo porque os pastores FOJEM (fugir,caracteristica de lobos) disto! Pastor: Sua FUNCAO PRINCIPAL e estar com as ovelhas! Nao seja ausente! Se voce nao serve pra isto, pra que serve? Nao importa se a ovelha e magra, gorda, rebelde, mansa, carinhosa, bruta...e com VOCE que Deus trata! Temos que desenvolver a nossa funcao no rebanho independente da funcao do vizinho ao lado! Seja ovelha, seja pastor! O que acontece com um pastor que abondona a ovelha? E abondono tem varias caras nao se engane! Nao e somente largar fisicamente muitas vezes, mas e uma ligacao que e retida, e um consolo que e silenciosamente negado, uma palavra amiga que nao chega, um toque, um abraco que e evitado, um aperto de mao, as vezes ate a falta de um cumprimento com atencao! O abondono que Deus fala nao e o que voce abondona, mas o que a ovelha se sente abondonada! Algumas requerem mais atencao que as outras! E dai? Temos que aprender a suprir uns aos outros, nos temos o alimento pra isto! Nao retenha! Entregue! Quando voce retem, voce abondona! Quando voce abondona Jesus disse que voce se torna DEBILITADO! Quantos pastores debilitados? Deixamos um pouco a famosa historia da ovelha ferida caida no buraco e vamos analizar a historia dos pastores debilitados! Sao muitos! A Palavra ali fala de braco mirrado, ou seja, que nao alcanca! E olho escurecido, que NAO ENXERGA direito! Que situacao! Pastores alejados! Pelo que? Pela espada do Senhor diz a palavra. Foi Deus quem fez, resultado de abondono e negligencia! Temos vivido um tempo de TANTO Vinho Novo, tanta novidade de Deus, tanta nova gloria, novo entendimento, nova revelacao, coisas profundas, inconfundiveis e insubstituiveis de Deus!!! E tem pessoas AINDA que nao alcancam (braco mirrado), alcancam coisas mediocres que e o que sempre deram mais valor mesmo, e nao enxergam bem (visao obscurecida), nao estao nem sabendo, nem vendo tamanha novidade de Deus, continuam afundados na velhice e entregues a si mesmas, triste! "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas." Jer. 2:13 Voce precisa tomar algumas decisoes radicais talvez, e tempo! Agua limpa, agua suja, ou agua aparentemente limpa? Aguas que correm, que se movem, se renovam, ou aguas paradas de cisternas? Pastos verdes ou terra seca com grama por cima? Pastores saudaveis ou alejados? Ovelhas magras, gordas ou saudaveis? O video abaixo mostra um pastor Marcos Pereira. Talvez ele nao seja um pastor como voce gostaria que fosse. Talvez ele nao seja um chamado pastor da graca, da lei ou de qualquer outra visao. Talvez ate tenham outros pastores que preguem melhor que ele, que tem melhor entendimento e revelacao que ele nao tem. Mas uma coisa este pastor nao nega: a sua primeira funcao. Ir atraz das ovelhas e dar a vida por elas. Nao estou dizendo pra voce talvez correr pra uma favela, enfrentar um tiroteio pra salvar uma alma, talvez nem chega a este ponto o que Deus quer de voce ("sorte "sua ), talvez seja um pouco mais facil, quem sabe ate pelo telefone voce nao seja capaz de cuidar de alguem, ou sair do conforto de casa ou da igreja e ir ate uma ovelha que precisa de ajuda ou um simples toque. E ai dos pastores da graca, que nao poe o peito na linha de batalha e nao querem levar tiro por uma ovelha quanto menos cuidar delas aos domingos. Elas sao "devolvidas" pra Deus cada vez que precisam do pastor! Ovelhas: Cuidem-se umas das outras esta e a unica maneira de produzir outras ovelhas! Lembre-se tambem: Voce E o que voce COME! Analise o seu pasto!

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...