Tuesday, December 8, 2009

ZAQUEU E JESUS- O encontro



" E, tendo Jesus entrado em Jerico, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e este era um chefe dos publicanos era rico." ( Lucas 19: 1 e 2 )

Quem era Zaqueu? Um baixinho, chefe dos publicanos daquela epoca, coletor de impostos dos judeus, que colhia mais do que devia injustamente, talvez ate por isto era rico e corrupto, detestado pelos judeus e rejeitado socialmente, apesar de tudo que possuia...
 " E procurava ver quem era Jesus e nao podia, por causa da multidao, pois era de pequena estatura." ( Lucas 19:3 )

Jesus passava por ali e Zaqueu queria ver de quem tanto falavam. Sua curiosidade foi despertada. Ele nao estava querendo ver Jesus para conhece-lo mas quera ver de quem se tratava que parecia "fazer tanto sucesso", sucesso qual Zaqueu nao possuia afinal ele era rejeitado social, apesar de sua posicao e possesoes. Mas Zaqueu tinha "desvantagens" com Deus, era pequeno. A multidao de pessoas que estava ali cada um com seus propios motivos acompanhando Jesus passar impedia Zaqueu de matar sua curiosidade de ver Jesus. Como quem nao quer nada, sem muita expectativa mesmo assim ele fez um esforco pra ir ver de quem tratava. Na ponta do pe, vai Zaqueu forca, quem sabe agora voce ve Jesus...nao, nao da. Gritar pra chamar atencao de Jesus nao era um opcao pra ele, afinal ele tinha curiosidade, nao sede suficiente, e depois era homem orgulhoso. Derrepente! Conseguiu! Conseguiu ver um vislumbre da face de Jesus, e logo seu rosto se perdeu novamente na multidao. Mas um vislumbre foi suficiente pra transformar curiosidade em sede. " Eu PRECISO ver o resto de Jesus- disse ele..." A multidao nos faz RECONHECER que PRECISAMOS DA ASSISTENCIA DE DEUS PRA VE-LO. O que tem sido a multidao que tem te impedido ver Jesus?

"E correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. " ( Lucas 19:4 )

Deus investiu mais do que voce pensa em ter um encontro com voce! Muito antes, Deus lancou uma semente no caminho, enviou ordem a anjos pra cuidar dela porque dela nasceria uma arvore que AUXILIARIA num encontro lindo entre Jesus e um de seus filhos : Zaqueu. Anjos se perguntavam " Senhor nao temos nada melhor pra fazer? " E Deus dizia " Nao! Nao ha nada mais importante que planejar encontros com meus filhos! Cuidem da arvore pra que creca, porque Zaqueu vai precisar dela! ". Deus nao podia fazer Zaqueu subir na arvore mas podia trazer a oportunidade e dar sede em conhece-lo. Entao "Zaqueuzinho", quando viu que nao podia ver Jesus POR SEUS PROPIOS ESFORCOS, pois Deus colocou multidao la, logo lembrou da arvore que ja havia visto varias vezes naquele caminho logo afrente, que Deus tambem colocou la. A este ponto sua sede superou seu orgulho, ele abre mao da sua posicao social, nao se preocupa em sujar as roupas bem limpas e vistosas e SOBE NA ARVORE. Eu vibro nesta parte (gargalhadas de alegria), imagine a torcida nos ceus de todos os anjos que cuidaram daquela arvore fielmente aguardando este momento. Momento que nada e maior que sua sede! Voce tem multidao no seu caminho? Todos temos. Voce tem arvore no seu caminho? (Eu tenho...) O que e a sua arvore? Deus poe multidao pra reconhecermos que precisamos Dele, e poe logo afrente O QUE PRECISAMOS pra alcanca-lo. Sua arvore e dons? Talentos? Alguem? Oportunidades? Suba na arvore! Nao fique parado vendo a multidao passar ou apreciando os galhos da arvore, ela tem proposito! Deus nao precisa de ajuda, Ele ajuda! Em momentos cruciais da sua vida, momentos que voce acha que nao vai aguentar mais, tem uma arvore no seu caminho que Deus plantou, basta voce lembrar dela. Voce tem sede de ver Jesus por inteiro? Ou se contenta em ficar observando o que Deus faz na vida do seu companheiro? Deus planejou um encontro contigo!

"E quando Jesus chegou aquele lugar, OLHANDO PARA CIMA, VIU-O e disse-lhe : Zaqueu, desce depressa porque hoje, me convem pousar em tua casa. E apressando-se ele, desceu e recebeu-o com jubilo." ( Lucas 19:5 e 6 )

Imaginem a multidao que seguia Jesus. Agora imagine o barulho daquela multidao. Agora imaginem Zaqueu em cima de uma arvore enorme, afinal era uma figueira! Arvore estrondosa e forte, suas raizes atrapalham e derrubam um predio se crecerem e alastrarem e se alastram. Agora imagine Zaqueu no topo desta arvore. Me diga agora, voce acha que com toda esta comocao, voce notaria alguem no topo de uma arvore a ponto de quando voce estar passando embaixo dela voce olhar diretamente pra cima? Mas Jesus notou. Assim que ele chegou em baixo da arvore, LOGO olhou pra cima e viu Zaqueu la. Nao porque Zaqueu gritava pra chamar atencao ate se gritasse, o barulho da multidao...mas Jesus SABIA que Zaqueu estava la, na verdade nao era Zaqueu que estava esperando por Jesus em cima da arvore, Jesus ja estava esperando por Zaqueu a muito tempo. Ele planejou aquele momento de encontro. Nao era so Zaqueu que queria ver mais de Jesus, Jesus queria mais de Zaqueu : queria pousar com ele.

"E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara pra se hospedar de um homem pecador. E, levantndo-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que dou aos pobres metade dos meus bens, ese em alguma coisa tenho fraudado alguem, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio salvacao a esta casa, pois tambem este e filho de Abraao. Porque o Filho do Homem veio para buscar e salvar o que se havia perdido." (Lucas 19:7,8,9,10)

Assim que Jesus disse que ia pousar em sua casa murmurarao contra! Mas ambem foi permissao de Deus, para que o pecado de Zaqueu fosse exposto, nao pra Jesus, porque Ele ja sabia de todas as coisas, mas a modo que Zaqueu mesmo visse sua vida e atitudes expostas. Quando ele viu sua condicao exposta, ele se retratou. So ha reformas quando expomos os rombos e as paredes podres. Jesus nao so queria pousar em sua casa, queria HABITAR nela! Mas Ele nao podia habitar no que esta sujo, pois Ele e Santo. Primeiro Ele expos a sujeira e quando foi reconhecida Ele a limpou. Jesus queria TRANSFORMAR a estrutura de Zaqueu, mas primeiro Ele ABALOU o que era velho!!! E o mais lindo, e que depois deste encontro Zaqueu nunca mais foi o mesmo. E Jesus revela ali que Zaqueu JA ERA UM FILHO ESCOLHIDO DE DEUS, ele so estava perdido, so precisava ser achado. Deus busca Seus filhos, eles ja estao pre-destinados. Qual a mudanca que voce anseia pra sua estrutura? Pra sua casa? Este foi o encontro.

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...