Tuesday, January 12, 2010

A Honra de Deus e a Honra de homens- PARTE 1

1 Crônicas 29:11 "Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos"
Este e um tema que mudou a minha vida, revolucionou a minha estoria e mudou meu modo de caminhar espiritual e ira transformar a sua tambem. Tudo comecou quando no meio de um culto domingo, eu sentada calada e com um coracao quebrantado de desprezo de homens, recebi uma palavra de alguem muito querido usado por Deus. Se achegou a mim de maneira branda, olhou nos meus olhos e me disse: "Deus vai te honrar, e sera honra Dele, e Ele vai te honrar pro homem ver". Eu mal podia imaginar o que Deus ia fazer comigo nos proximos meses.
 Se voce, como eu, e humilhado, desprezado,ignorado, abatido, perseguido, maltratado ou as vezes nem tratado sequer, desvalorizado, usado, escarnecido, mal falado, voce esta no caminho certo, vou te mostrar porque. Eu quero falar ao teu coracao, um tesouro que Deus me ensinou na dor, com sabor de lagrimas: a diferenca entre a honra que os homens podem te oferecer, e a honra que so Ele pode te dar. Quem sabe ate o final deste post, voce, como eu sera levado a deixar de querer ser honrado por homens, ser desprezado por eles, pra entao receber a honra de Deus. Eu sei o que e ser honrado por homens. Ja recebi muitos elogios, declaracoes, bajulacoes, propostas de honra, ja falaram a meu respeito com grandeza, aplausos ja ouvi muitos, abracos, "tapinhas nas costas", agradecimentos mil, posicoes, sorrisos...eu sei o que e ser "bem tratado", por homens. Deus me despojou de tudo isto, pra me mostrar o que e receber o que aparentemente e bom, de homens, e o que receber Dele, o que e verdadeiro e duradouro." Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez " ( FL 4:12)Hoje, sou desprezada por quem eu menos esperava, perseguida, humilhada. Olhares atravessam a mim, como se eu fosse transparente, nao ha valor em quem eu sou para eles, nao tenho menor credito, cada palavra que falo e sem total importancia, sou o motivo das suas risadas as vezes, completamente ignorada, sem honra...DE HOMENS. Nao ha elogios, muito menos aplausos...abracos? Ha...quando me tocam e breve, quando me olha nos olhos nao e por vontade e por obrigacao. E eu estou vivendo os anos mais felizes da minha vida. Ironico. As pessoas pessoas que me dao qualquer tipo de honra agora, sao pessoas que me honram porque nao me honram com honra de homens pra homens, afinal Dele e Por Ele e Pra Ele sao todas as coisas, mas sao selecionadas por Deus para trazer a honra Dele. Estas sao as palavras do Senhor pra mim, numa noite de angustia de desprezo em que eu choarava, cansada e ferida pelo desprezo dosde pessoas que me cercavam. " Tambem virao a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram, e prostarse-ao a planta dos seus pes todos os que te desprezaram, e chamarte-ao Cidade do Senhor, a Siao do Santo de Israel; Em vez do desprezo e do aborrecimento a que fostes votada, de modo que ninguem passava por ti, porei em ti uma exelencia perpetua, um gozo de geracao em geracao." (IS 60:14:15) Mas para isto, eu tive que escolher entre ser honrada por homens OU ser honrada por Deus. E eu sabia que automaticamente, quando eu recusasse honra de homens pela de Deus, eu seria desonrada por eles. Mas nem todo desprezo do mundo se compara ao que eu ganhei, e este tesouro NADA NEM NINGUEM pode me tira-lo. NINGUEM pode me da-lo, pois vem somente de DEUS mas tambem ninguem pode tira-lo de mim uma vez entregue. A primeira vez que o Senhor me demonstrou a honra que era Dele, eu me apaixonei, chorei que nem uma crianca abondonada, abondonada por homens...nunca me senti tao acolhida, tao protegida, tao amada, tao honrada em toda minha vida. Encontrei meu valor, um valor incomparavel, ninguem podia me dar. Tinha acabado de passar por uma situacao de desonra, qual pessoas que supostamente tinham que dar honra a outras por motivos justificaveis, NAO deram. Mereciam ter honra naquele momento, e de homens, nao tiveram, aquilo me marcou, me entristeceu muito de ver. Com tristeza de Espirito Deus me moveu a convidar mais duas amigas a ir pra um canto e orar. Quando comecamos orar, o ceu desabou sobre nossas cabecas, honra caia como chuva, gotas e gotas de alegria, jamais me esquecerei quando Deus falou baixinho comigo ali " Voce nao queria honra? eles nao honram, e nao honraram, sou EU quem honro..." me desmontei, este foi um dos momentos que me lembro bem quanto Deus me DERRETEU o ser, e ainda usou a vida de uma amada amiga pra falar comigo " Eu nao disse que te honraria?..." as lagrimas desciam. Quando eu cansei de esperar do homem o que nao vinha, ou as vezes vinha e logo era inconstante, um dia eu era alguem no outro ja dependia do que eu fizesse. Quando cansei da honra que nao me bastava, dos elogios vazios que so me causavam DEPENDENCIAS, assinei um decreto, que dali em diante, eu queria experimentar da honra de Deus, ali fui sentenciada a esquecer da honra de homens, pois ja nao haveria mais, e assim foi." Da minha honra me despojou e tirou-me da cabeça a coroa." (JO 19:9) Se Jesus recebeu honra do Pai e desprezo de homens, e isto mesmo que eu quero! " Pois ele recebeu, da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." (2PE 1:17)

Longe de mim procurar a minha propia honra, ou honra que me e imputada por homens, antes o que o SENHOR nos da e real, verdadeiro, duradouro e edificante. " Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra. "(Prov 25:27) Pode ate parecer doce e saboroso, quem sabe ate conveniente a honra de homens, mas experimente comer um pote inteiro de mel ? Na verdade o Senhor nao nos induz a honra, muito pelo contrario, a que nos facamos pequenos, pra que Ele creca em nos, humildes pra que Ele nos engrandeca, humilhados pra que Ele nos exalte. O propio Jesus foi humilhado, perseguido, rejeitado, mas honrado pelo Pai. E Ele e o dono de toda honra. Ele honra e Ele tambem humilha. "E o que a si mesmo se exaltar sera humilhado, e o que a si mesmo se humilhar sera exaltado" (Mt 23:12)

"Humilhai-vos pois, debaixo da potente mao de Deus, para que a seu tempo vos exalte" (1PE 5:6) Aguarde o tempo em o propio Deus ira te honrar, te levantar, te usar, nao procure em homens o que voce so pode encontrar em Deus. Quantas pessoas frustadas, magoadas, feridas, porque apostaram tudo em honra de homens? Ate mesmo sua auto-estima, seu ego? E quando Deus remover da sua vida, tudo que vem do homem, pra substituir pelo que e Dele SOMENTE? Deus nao vai dividir a gloria Dele com ninguem, Ele nao vai dividir o trono do seu coracao com homem nenhum. Voce se desmancha com elogios? Nao vive sem eles? Voce vive por ser reconhecido? Por quem? Por homens ou por Deus? Quando te falta reconhecimento de homens, voce logo sente falta? Se desapegue do que o homem pode te oferecer, sua unica necessidade seja o que vem diretamente de Deus e seras farto, jamais teras sede novamente! "Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (Jo 4:14) A honra do Senhor e como as correntes de agua desta fonte, cristalinas, intocaveis por ganacias de homens, saciaveis, suficientes e incontrolaveis, como a forca de muitas aguas, homem nenhum pode ocntrola-la ou manipula-la. Os motivos pelos quais homens dao honra a homens nao sao os mesmos de Deus! Nos honramos por atitudes, Deus ve coracoes. Nos honramos por grandeza, Deus honra por humildade. Nos honramos por merecimentos, Deus honra por graca (favor imerecido). Nos honramos por interesses propios, Deus honra com interesses de gloria pra Ele. Nos honramos com carnalidades, usando de elogios, palavriados bem ditos, discursos e coisas que nao causam edificacao do Corpo de Cristo, muito pelo contrario, causam ciumes e separacao entre o povo de Deus, e Deus nao, Ele usa de honra espiritual para conosco, e com a nossa honra vinda Dele, outros tambem sao edificados. Voce ainda quer honra de homens ? Nao perca proximo post!

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...