Wednesday, November 17, 2010

O Silencio Que NAO Edifica - Parte 2

Na Parte 2 veremos juntos o que o mal uso do silencio causou na vida de alguns homens de Deus, e as consequencias que tais atitudes trouxeram tanto para eles, como para os que estavam a sua volta e ate para geracoes por vir!

Ja vimos o preco do silencio na vida de um homem : Adao...e ate hoje os homens pagam o preco do silencio dele (ler parte 1). Podemos nos fazer mal uso de algo que e bom? Sim. Muitos admiram o silencio perante situacoes em que ele e requerido e DEVIDO. Mas a biblia tambem fala do mal uso do silencio e nos exulta a nao ficar em silencio perante diversas OUTRAS situacoes! Se Adao nao fosse do tipo "passivo", "caladao", ao contrario da ordem de Deus para ele de como ele deveria ser, Eva nao tinha lhe dado o fruto proibido, e mesmo se desse, ele o RECUSARIA! O silencio que nao edifica muitas vezes nos tira a capacidade de reacao adequada e de exercer o valor e poder que Deus ja nos deu. Isto traz consequencias tanto para nos, quanto para os a nossa volta. Vejamos...



*Lo* Lo era um homem de Deus, justo e temente a Deus e estava preocupado com a situacao a sua volta deploravel de Sodoma e Gomorra. "E se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos,(porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles" 2 Pedro 2:7,8 Ele estava preocupado e toda aquela situacao afligia-o, mas em silencio continuou.


*Abraao* Tremendo homem abencoado! Que ficou bem quieto quando sua mulher Sara oferece a serva Agar para dormir com ele para conseguir alcancar a promessa que Deus havia feito de ter o filho! Ouviu a voz de Sara envez da voz de Deus. "Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai." Gen. 16:2


*Jaco* Homem de Deus, que fez uso da sutileza do silencio enganoso para enganar a seu pai Isaque e roubar a bencao que era para seu irmao Esau. Aproveitando-se da cegueira de seu velho pai e fazendo uso de sutilezas ele se faz passar pelo irmao pela bencao, causando contenda, separacao, caos na familia toda, que mais tarde acabam se separando cada um pra seu lado. Sem falar de Rebecca, sua mae, que foi a primeira a ficar "bem quieta" e agir com sutilezas de silencio quando soube que a bencao iria ser distribuida, chegou a hora! Ela quem avisou Jaco para que ele enganasse o pai.
"Disse então Rebeca a Jacó, seu filho: Eis que ouvi teu pai falar com Esaú, teu irmão, dizendo:Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante do Senhor, antes da minha morte.Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te ordeno:Vai ao rebanho, e traze-me de lá das cabras dois bons cabritos; e eu farei um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta;e levá-lo-ás a teu pai, para que o coma, a fim de te abençoar antes da sua morte.chegou-se Jacó a Isaque, seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú." Gen 27:6,10,22. Nao tem problema porque depois, Jaco acaba tambem enganado e usado por Labao, trabalhando para ele trabalho arduo e escravizado por anos a fio para conseguir casar-se com sua filha qual queria Raquel. Labao na noite do casamento o engana com a outra filha Leia em silencio, e Leia tambem "bem calada" poe o plano a tona ate o final. E Labao continua o enganando com sutilezas ano apos ano de varias formas. "Mas vosso pai me tem enganado, e dez vezes mudou o meu salário; Deus, porém, não lhe permitiu que me fizesse mal. Estive vinte ano em tua casa, catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho, dez vezes mudastes o meu salario." Gen 31:7, 41 E o silencio astuto continua...Jaco foge de Labao devolta para sua terra com as duas mulheres e tudo mais sem dar satisfacao por maior que fosse o confilto que teria com Labao mas Labao vai atraz dele, o encontra e o confronta. "Por que fugizeste ocultamente, e me iludiste e não mo fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria e com cânticos, ao som de tambores e de harpas; Por que não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Ora, assim procedeste nesciamente. Está no poder da minha mão fazer-vos o mal, mas o Deus de vosso pai falou-me ontem à noite, dizendo: Guarda-te, que não fales a Jacó nem bem nem mal." Gen. 31: 27 a 29 E os problemas continuam quando Labao o acusa de alem de ter saido em silencio, leva consigo os seus idolos! Mas nao foi Jaco quem roubou em silencio, foi sua amada Raquel que rouba seu pai na fuga, escondendo-os na mala. "Com quem achares os teus deuses, porém, esse não viverá; diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado." Gen. 31:32. Voce ve como o silencio usado de maneiras ruins vira-se um costume? E um costume passado de geracao a geracao? Como temos feito uso do silencio? De forma que edifica ou que destroi a nos mesmos e a outros? O seu silencio tem destruido suas amizades? Seu casamento? Tem tem impedido de levar uma palavra de Deus? Tem te trazido medo, vergonha, timidez, duvidas e mentiras? O silencio em sua vida tem sido caracteristica de falta de autoridade ou concordancia nao-verbal do que nao agrada a Deus e nao deveria te agradar? Voce fica em silencio quando esta timido? Quando se acha inferior ou fraco? Quando nao sabe o que fazer? Cuidado! Ha um silencio que nao edifica quando fazemos mal uso dele. A Igreja tem clamado por silencio e colocado o slencio num pedestal e dado muita honra aos "calados", mas Deus o o mundo tem CLAMADO com voz bem alta uma posicao dos filhos de Deus!

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...