Sunday, June 5, 2011

O Perigo das Raposinhas!

O que sao as raposinhas? O que sao as vinhas? Qual e o perigo que isto representa para sua vida? Nao perca este post! Como cuidar da sua vinha!

"Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal as vinhas, pois as nossas vinhas estao em flor." Cantares 2:15
"Rapozinhas”- Nome dado a certas plantas que nascem junto da videira, que tem o aspecto semelhante a ela, mas que são altamente danosas e até mortais a plantação de uvas, impedem o crescimento sadio da videira, levando-a à esterilidade. Por serem parecidas com a parreira são difíceis de identificar, sendo preciso a ajuda de um viticultor experiente. Se não forem arrancadas infestam toda a plantação, sufocando a videira e acabando com ela! As vinhas representam a nossa plantacao, nossa vida junto a Videira Verdadeira que e Cristo. Se voce nao viu ainda, vale a pena conferir o estudo " A Videira Verdadeira e os Ramos" de perto, um estudo detalhado maravilhoso sobre a Videira (Cristo).
O resultado de uma vinha sao as uvas, os frutos. Em Cantares ele fala de uma vinha que esta em flor, ou seja, em alegria. As flores representam alegria dos frutos.
"E qual é o homem que plantou uma vinha e ainda não a desfrutou? Vá, e torne-se à sua casa, para que porventura não morra na peleja e algum outro a desfrute."(Dt. 20:6)
A videira passa por processos, os quais voce pode compreender um por um no estudo citado acima, ate que de frutos, as uvas. Quando estamos enchertados na videira nossa vida produz frutos como tal. Mas com as "raposinhas" emboscadas no meio da videira, como se torna este crecimento? Temos vivido um processo de crecimento com Deus. Onde Deus tem podado, retirado, restaurado, limpado, tratado, reformado, para que se de frutos e frutos bons.
Este ano e ano do novo, mas para receber o novo estamos tendo que desfazer do velho para que haja espaco. Vinho novo NAO cabe em odre velho, ambos se perdem e Deus nao trabalha em vao. Deus tem trabalhado na sua vinha que somos nos, nossas vidas. Deus tem mexido com os ramos, alguns sacudidos, outros podados, outros enchertados mais profundamente, outros mudados de lugar...trabalho arduo para ambas as partes, mas nao e em vao. Mesmo em meio a muitas perdas para ganhos, lagrimas para alegria, dores para satisfacao, temos visto o proposito de Deus se cumprindo e o PRODUTO deste trabalho.
"Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre."
(Prov. 20:30)
Sua vinha esta em flores? Voce tem visto frutos de mudancas em sua vida? A alegria e a esperanca de um vinha sadia na sua vida esta a porta? CUIDE DELA! No trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, no casamento, na familia, no ministerio. Tenho visto mudancas tremendas a minha volta, sem contar em mim e minha vida. Deus tem mexido em coisas, situacoes que nao eram mexidas a anos. Sonhos antigos, comecam a ganhar forma. Planejamentos feitos muito tempo atraz, frustados por esforcos humanos, esquecidos no tempo, ganham nova esperanca. O brilho das flores da vinha esta no ar, o nome dele e FELICIDADE.
"Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se se aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores." (Cantares 7:12)
Trabalho novo, salario melhor, mudou de casa, mudou de igreja, vida espiritual melhor com Deus, alegria de filhos frutos de Deus, reconciliacao dentro da familia, amizades revisadas, casamentos retomados...a vinha tem crecido! Muitas lutas? Muita poda? Sim! Mas isto e BOM! Sinal que Deus esta cuidando, ainda na dor, especialmente em momento crucial, Deus tem trabalhado com voce por voce! Isto, e Pai, e e tambem Filho, entao Ele nos compreende bem nossas necessidades.

"Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."(Sl. 51:7,8,10)
Como esta a sua vinha? Analizemos agora. Tem crecido saudavel? Esta semana Deus me levou analizar a plantacao, os ramos, os frutos, as flores que Ele mesmo vem fazendo. Quando me deparei em Cantares, fui alertada com as raposinhas. Em algumas areas da vinha, houve um OUTRO tipo de crecimento junto com o crecimento da vinha saudavel. Envolveu-se uma planta com a videira, parecida com ela, (mas nao e) e creceu JUNTO! Raposinhas! Plantinha com intuito de roubar o crecimento saldavel da vinha verdadeira, estragar as flores (alegria), tornar os frutos podres e infrutiferos.
"Não semearás a tua vinha com diferentes espécies de semente, para que não se degenere o fruto da semente que semeares, e a novidade da vinha." (Dt. 22:9)
Qual a condicao dos seus frutos? Sua vinha esta cheia de raposinhas por detraz? Cuidado...por um momento, anos de plantacao e trabalho arduo sao DESPERDICADOS.
"E dir-se-á: Aplainai, aplainai a estrada, preparai o caminho; tirai os tropeços do caminho do meu povo." (Is. 57:14)
Mas quem plantou as raposinhas na vinha? Nos mesmos PERMITIMOS elas la. As situacoes trazem-nas, nos nao fazemos nada, nao as arrancamos, elas ficam, se tornam PARTE da vinha, crecem com ela e acabam com as flores e frutos em momento oportuno. Sorrateiro nao? Em cantares recebemos uma ordem: Apanhem as raposinhas, todas! Rapido, pra que nao se perca a vinha! Mas o que sao as raposinhas na minha vida? TUDO e qualquer situacao que vem (ou que voce procura), para ROUBAR a alegria do que Deus tem feito na sua vida. Deus tem mexido e comeca haver esperanca de restauracao em seu casamento? Derrepente, uma sutil oportunidade de traicao? Raposinha. Arranque ela, antes que seja tarde. Deus te tirou de um lugar, tem alguem te aconselhando a voltar? Nao ouca as raposinhas. Agora que voce esta bem com seu filho, veio uma situacao para retirar a harmonia estabelecida por Deus? Vigie a raposinha. Briga com familiares ou amizades que te retem ancorado a uma magoa? Apanhai as raposas! Trabalho novo e o companheiro esta tentando te colocar me problemas com os demais? Cuidado! E tempo de dar um basta e um nao as raposinhas! Coisas tem crecido onde nao eram nem para estarem plantadas. E tempo de revisar a plantacao! As raposinhas tem trazido DEVOLTA o que Deus JA REMOVEU!
"Entao te lavei com agua,e te enxuguei do teu sangue e te ungi com oleo." (Ez. 16:9)
Pecado, deszavencas, sujeira de carater, mentiras (pequenas, medias e grandes), desonestidade, falta de paz no lar, falta de unidade entre casal, falta de compromisso, inveja, inimizades, inutilidade, traicao, vicios, descontentamento, depressao, escasses, preguica, superioridade e soberba, ignorancia espiritual, vulgaridade, murmuracao, ingratidao, etc...
Deus precisa nos dar olhos para ver e ouvidos para ouvir. Olhos para enxergar as raposinhas que infelismente por nossa responsabilidade creceram junto a obra perfeita e agradavel que Ele fez e esta fazendo em nossas vidas. E ouvidos obedientes e corajosos para arrancar as raposinhas da nossa plantacao. Muitos gostam de colher dos frutos e apreciar as flores que trazem alegria. Mas nao gostam de fazer o trabalho que isto requer pra desfrutar.
"Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, Eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução. Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado."
(Prov. 24:30-34)
Quem nao olha pra um flor e nao fica feliz? Quem nao ate abre um sorriso? E bom quando vemos o resultado do que Deus nos da. Cuide do que eus tem feito em sua vida! Muitos nao terao coragem e uncao e ousadia para retirar as raposinhas, preferem conviver com elas. Mas a terra nao aceita duas plantacoes.
"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?" Lc 13:34
HOJE, seja corajoso, se desfaca das raposinhas! Do seu trabalho, do seu ministerio, da igreja, do seu relacionamento com Deus, do seu casamento, da sua casa, familia, amigos, colegas de trabalho, onde houverem raposinhas, apanhe-as antes que sua vinha seja danificada para sempre!
Quem sabe voce AINDA nao tem vivido a TOTALIDADE da sua colheita porque existem raposinhas convivendo com sua vinha?
"Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no SENHOR, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo. Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?"
(Prov. 22:17-21)
Ou quem sabe voce nao tem cuidado da vinha que o Senhor te deu. Sua casa, sua familia, seus filhos, seu emprego, seus dons, seus talentos, seu noivo, seu marido ou esposa, seu amigo, seu carro, seu salario, sua vida espiritual, sua saude, sua mentalidade saudavel de Cristo...Voce tem apreciado as flores? Ou as raposinhas estao devorando seu tempo? Voce tem mantido o trabalho que Deus iniciou na sua vinha? Ou voce deixou as raposinhas inundarem a sua plantacao a ponto de nao se ver mais nada? Quem sabe voce nao esta "deixando levar com o tempo"...e as vezes ate pensa em desfazer dela! Atencao, o preco desta perda sera alto demais pra voce pagar. Mais vale voce desfazer das raposinhas do que perder o que Deus te deu pra cuidar.
"E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha."
(1 reis 21:6)
Eu nao sei o que voce tem chamado de Videira Verdadeira no passado, ou qual a Vide que voce tem esperado dela, nem tao pouco a terra e colheita que voce tem experimentado no passado. Tudo que eu sei e que Deus JA te deu uma NOVA plantacao e uma colheita nova, porque insiste em comer frutos apodrecidos caidos ao chao contaminados com as raposas? Esta terra que Deus te deu, tem mais, muito mais...ela e diferente do que voce estava acostumado, cuide dela.
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. E para que prolongueis os dias na terra que o SENHOR jurou dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel. Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas; Terra de que o SENHOR teu Deus tem cuidado; os olhos do SENHOR teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano." (Dt. 11:8-12)

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...