Monday, September 19, 2011

Carregando a Arca- Parte 1

Parte 1-
"Quando chegaram a beira de Nacom, Uza estendeu a mao a arca de Deus, e pegou nela porque os bois tropecaram. Entao a ira do Senhor se acendeu contra Uza, e Deus o feriu ali, e Uza morreu ali junto a arca de Deus."2 Samuel 6: 6, 7

Em Exodo 25:8 em diante, Deus da instrucoes para construir um santuario, de maneira que Ele possa habitar entre o povo. Deus queria um ponto de encontro, entre Ele e voce, nao que Ele nao pudesse chegar ate voce e eu, mas para que voce pudesse se achegar a Ele, devido ao pecado do homem. Ele deu as intrucoes exatas e precisas, do patio ao Santo dos Santos, lugar onde comprotaria a arca do Senhor. Quando pensamos em arca, lembramos da Arca de Noe, a manjedouroa, tambem chamada arca para colocar o bebe descendo ao rio para salva-lo da morte...A arca de Deus, seria um lugar de HABITACAO de Deus entre os homens na terra. Um lugar entre os querubins que comportaria a presenca de Deus. "Tu, que és pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como a um rebanho; tu, que te assentas entre os querubins, resplandece."
Salmos 80:1-1
A arca era pra preservar algo intacto, com total cobertura. Um lugar permanente para Deus. Ate entao, o Espirito do Senhor fazia visitacoes ao povo. E lindo ver como Deus tambem anela por relacionar conosco. E um amor imcomparavel, logico que Deus me ama mais do que eu jamais o amaria, mas e mutuo. A obediencia e a maturidade da fe. Quando obedecemos e porque temos fe, e deixamos de ser meninos de espirito, nao existe substituto para obediencia, obedecer e melhor do que sacrificar.
"Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e
sacrifícios, como em que se obedeca a voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros."
1 Samuel 15:22
O sacrificar pode ser evitado, mas o obedecer e inevitavel com Deus. Deus da cordenadas exatas do templo, e da arca. E ai voce pensa: Wow! Deus queria um lugar de habitacao, fisico, feito com materia prima humana pra habitar? O que seria tao digno e tao santo para fazer tal coisa? Uns respondem: Ouro! Prata! Outros pensam: Nada, quem faz o impuro, puro e Ele, simplismente Sua presenca. Ja ouviu falar a expressao que o que vale e o conteudo e nao muito a imbalagem? Vaso de barro que carrega um tesouro valioso dentro? Sim, Deus escolheu do ouro, do bom e do melhor, nao para que voce ficasse impressionado com o material, mas com o conteudo.
"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelencia do poder
seja de Deus, e nao da nossa parte"2 Corintios 4:7

O dono do ouro tambem e dono do papel, O dono do barro tambem e dono do cristal. O dono do TUDO tambem e o dono do nada. Voce sabe qual e a arca de hoje? Voce! Voce sabe qual a habitacao de Deus na terra hoje? "
Ou nao sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em
vós, o qual possuís da parte de Deus, e que nao sois de vós mesmos?
1 Corintios 6:19
Wow quer dizer entao que Deus me escolheu pra morar? Mas eu nao estou revestido de ouro, nem prata fina, nao estou enfeitado dos melhores utensilios, sou pecador, impuro, necessitado de misericordia, dependente de graca todos os dias? Como eu? Sim, voce! Nao tente fazer versao melhor do que ja e perfeito. Deus habita em voce, porque o que vale nao e a embalagem, mas o mais importante e o conteudo em voce, isto que te faz ter algum valor. Nao precisa de roupa especial de sacerdote dos melhores linhos, sapato limpinho de marca, as melhores joias penduradas que voce nao consegue nem levantar os bracos pra adorar porque incomoda. Nao e este seu valor. Tudo isso, se Deus quizesse Ele mesmo teria usado quando teve oportunidade. Seja equilibrado como arca! Me entristece saber que tem igrejas por ai que ate tentam fazer replicas da arca, do objeto usado naquela epoca, oh meu Deus tem misericordia! Que imaturidade espiritual! A arca esta pronta, e posta! Ela nao e palpavel mais, alias agora ela tem que ser o mais invisivel possivel, pra que o que tem dentro dela : presenca de Deus, venha brilhar e reinar e ter gloria! Quer saber qual a outra arca do Senhor hoje? A igreja! A noiva do senhor, que carrega o amor do Noivo no peito...E que noiva mais vaidosa nao??? Ela tenta a todo custo chamar mais atencao para si mesma, do que trazer toda gloria para O noivo.
Em 2 Samuel 6 eles carregavam a arca do Senhor, para transporta-la. A arca era foi construida de certa forma em que os que a transportavam teriam que carrega-la nos ombros. Pesado? Muito! Fico imaginando se o peso era pela presenca de Deus ou por todo aquele ouro. Eles tiveram entao, a "brilhante" ideia de colocar a arca num carro NOVO para transporta-la. Uza e seu irmao Aio guiavam o carro. Enquanto moviam a arca, Davi e o povo louvavam ao Senhor. Ahhh derrepente, os bois tropecaram! E Uza estendeu a mao em direcao a arca para apara-la de cair, e tocou na arca. Deus furioso com aquilo, feriu Uza e ali mesmo caiu morto. Vamos analizar. Voce acha mesmo que Deus permitiria que a arca caisse no chao e se desmontasse toda? Pode Deus descuidar de voce? Nao! Pode Deus, melhor ainda se descuidar Dele mesmo? Foi um acidente? Nao. Deus permitiu aquela situacao pra ensinar uma licao. Se tivessem feito como Deus ordenou, nao teria acontecido. Acharam que carregar a arca nos ombros era um pouco "desconfortavel"...hummm, temos uma brilhante ideia: Vamos facilitar as coisas, pra Deus e pra nos! Logico! Faz carro novo, confia nos bois!
"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos mencao do nome do Senhor nosso Deus." salmos 20:7 E de quebra, Davi, sem temor algum por aquilo que nao deveria ser alterado, achou que abafaria a situacao com seus canticos e instrumentos. E Deus irado! Derrepente, Ops! O metodo humano falhou! Os bois tropecaram, um homem rapidamente vai "ajudar" Deus, estende a mao em direcao a arca com boas intencoes pra nao deixar cair e acaba encostando no que nao era pra ser tocado! CATASTROFE!
De alegria, o povo passa pra clima de velorio. Por desobediencia. E nao se assuste, hoje, nos estamos fazendo PIOR com a arca! A igreja tem pintado a arca, se cansou das suas cores originais...tem enfeitado com muita musica, a Palavra esta misturada com opinioes e girias e distorcoes para agradar os "cristaos bem-humorados", ja nao se carrega mais o evangelho nos ombros como Cruz, ninguem quer sofrer por amor a Cristo mais, mandam vir os bois pra ajudar. Os ajustes humanos no que deveria ser imutavel sao incontaveis. Tem evangelho pra todo genero, gosto, sabor, e ate idade de cristaos. Pro jovem, tem uma linguagem, pro casal outra, pra mulher outra, pros homens outra, pros idosos outra e a linguagem do pregador entao...ninguem fala. Nao se louva, se canta, nao se danca pra Deus, se requebra pra coreografia de algo decorado, incansavelmente ensaiado, pra sair perfeito o que nunca vai ser! Tem o rock, o pop, o hip-hop cristao pra quem gosta, tem ate o samba e o forro do "crente". A biblia? Tem pra todo mundo! Vamos simplificar Deus! Linguagem de ontem, de hoje, linguagem feminina, juvenil, versao traduzida, re-traduzida..e por ai vai! Ate onde? Ate quando? Ate os bois tropecarem, as estrategias humanas falharem, "alguem" tocar na arca, e Deus revelar com furia a Sua insatisfacao. Imaturos, hipocritas, confortaveis, modernos e a procura do que agradavel. Assim e a arca de hoje, a igreja, e os homens. E queremos comportar a Presenca de Deus dentro de nos? Dentro da igreja? Como? Nao cabe, nao tem lugar, nao tem espaco, Deus nao tem mais espaco no Seu propio templo. Empurram-no pra fora pra caber mais paredes, mais teto, mais ouro, mais cadeiras, mais membros, mais pastores, cansou dos pastores agora e bispo, ministros, cansou deles? Ah entao agora e levita. Alteramos o que nao era pra ser alterado! Pra que? Pra nos agradar a nos mesmos! Eles tinham a presenca de Deus dentro de uma arca e aquilo nao era suficiente pra eles. Como hoje, nao tem sido ao homem, e hoje supostamente estariamos em vantagem! Nos somos a arca! Porque nao e suficiente? Porque o ouro brilha mais alto. O conforto. A grandeza. E nao pense que eu falo so dos grandes ao olho nu nao, muitos pequenos por ai, estao abarrotados com mania de grandeza, pedem parede apos parede e batem no peito e dizem: ve? Deus e conosco! Ele tem nos abencoado! Medicocres, pedem migalhas, Deus da migalhas, mas a visao e tao curta que acham que as migalhas ja e o tudo.
"Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?" 2 Samuel 6:9

Continue lendo Parte 2...

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...