Thursday, September 22, 2011

Carregando a Arca- Parte 2

"Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do
Senhor?" 2 Samuel 6:9



Davi...Davi...agora sim! Sera que so perguntamos como Deus gosta das coisas quando frustamos nossos propios meios, tudo esta mal, houve ate morte e Deus mostra que esta INSATISFEITO como nosso modo? Agora Davi temeu! Infelismente, hoje, a igreja ja perdeu o "medo", na verdade nao e medo, e temor e temor significa respeito, consideracao, preocupacao com o Senhor, em agrada-Lo, obedece-lo, fazer como Ele quer, como gosta. Como voce tem carregado a sua arca? Ela esta cheia a presenca de Deus? Pra que serve sua vida se nao pra carregar Cristo? Pra enfeite? A arca do Senhor, tem tombado em nossa direcao, como igreja, e estamos coma as maos mais que estendidas a tocar nela, nos ja tocamos, ja pintamos da cor que nos agrada, colocamos bois pra fazer o trabalho que nao nos agrada muito, inovamos os metodos de evangelizar, de pregar a Palavra...utilizamos de meios de maneira a nos trazer gloria. Alguem ja parou pra se perguntar se Deus realmente esta contente? O homem e desinfreiado mesmo, da lingua, as pernas, se Deus nao para.... com morte ou com uma situacao de susto...derrepente...Deus deu seu parecer. A arca parou de andar. O povo todo, parado imovel perplexo olhando aquele homem morto ali, e agora Davi? Mas tava tudo bem, tudo andando, achei que Deus estava gostando...surpresa! No ano passado um estudo feito revelou que as igrejas dos Estados Unidos gastam mais de 2 Bilhoes de dolares em pregacoes de radio e TV e menos de 4% das familias sao alcancadas. Quais sao as nossas reais motivacoes? Ate Salomao na sua maior inteligencia...o maior e maios belo templo ja construido, com as melhores materias primas. Temos tudo, temos parede, temos bancos, temos microfones, temos aparelhos de som, temos telao, temos computadores, temos programacoes, temos ate altar, temos tambem tudo organizado e sob controle, temos ministerios disso e daquilo, temos mil e uma atividades pra escolher, temos sala de pastor, pra dar conselhos, temos ate salao para confraternizacoes. Ah tem tudo? Entao nao falta nada! Falta! O que que falta? Presenca de Deus! Ahhhm entao acho que te falta tudo. Dependemos muito do que temos, Deus quer secar nossas fontes. Dependencia e necessidade, Deus quer derramar sobre as arcas. As revistas evangelicas sempre tem como destaque: Como fazer sua igreja crescer! Estou procurando uma igreja que tenha como destaque: Como fazer minha igreja APROFUNDAR! A igreja tem perdido tempo, habilidade e poder porque tem se preocupado demais em como fazer a presenca de Deus mais...atraente! (Como se isso fosse possivel!). Assistindo TV outro dia, mostraram um programa que constroi aquarios de peixe belissimos nos mais diferentes lugares, e uma igreja americana construiu as suas magnificas entradas como um gigantesco aquario de peixes belissimos! E escreveram como titulo o versiculo que trata de agora nao mais pescadores de peixes, mas de homens! Que ideia maravilhosa nao? Nao! Vamos enfeitar a igreja? Fazer o evangelho mais atraente? E Deus, o que pensa?
"Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor? E nao quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fe-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita. E ficou a arca do Senhor tres meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abencoou e a toda a sua casa. Entao informaram a Davi, dizendo: O Senhor abencoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto é dele, por causa da arca de Deus. Foi, pois, Davi, e com alegria fez subir a arca de Deus, da casa de Obede-Edom para a cidade de Davi. Quando os que levavam a arca do Senhor tinham dado seis passos, ele sacrificou
um boi e um animal cevado. E Davi dancava com todas as suas forcas diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho." 2 Samuel 6:9 a 14
Depois de ter seus planos frustados por Deus, Davi resolveu fazer as coisas "do jeito de Deus". O que ele fez? Se livrou dos bois e dos animais cevados pelo caminho. Sacrificio;obediencia. So tem um sacrificio que o Senhor quer de nos hoje: Obedecer. Davi se livrou de seus obstaculos. O que o separava de Deus, ele sacrioficou, colocou a morte. Nao e isso que sacrificamos todos os dias? Nossa carne, nossos bois, nossas carruagens bem equipadas, preparadas pra tudo...ate Deus as quebra-las no meio do caminho? Sacrificar coisas mortas e facil, Deus quer sacrificios vivos. Sacrificios de caracter, de espirito, de coracao quebrantado, de louvor. Depois Davi dancou pra Deus. Com uma garota? Com passos ensaiados? Com um ritmo mais "apropiado" para sua idade? Um genero mais moderno de danca? Nao. Ele simplismente deixou a alegria de espirito encher seu peito de tal maneira que quando nao havia mais espaco no coracao, os bracos naturalmente comecaram a se mover, dai as pernas, a cabeca, pescoco, dedos, quando menos percebeu, ja estava dancando com TODAS as suas forcas. Ele nao deve ter ensaiado bastante porque quando chegava no destino com a arca, a filha de Saul, Mical, olhava pela janela e o viu e o desprezou em silencio no seu coracao. Deve ter pensado: "Que cara cafona! Olha como danca! Nem sabe o que esta fazendo, nao e assim que estamos acostumados as nossas dancas bem coreografadas!" e Deus a deixou esteril sem filhos ate a sua morte por isso.
Quantas igrejas esteril? Quantas arcas alteradas? Quantas arcas vazias, sem presenca...perdemos a presenca perdemos o proposito de arca! Quantos bois tropecando, quantos tocando na arca. Com "boas" intencoes? Talvez. Maior parte das vezes boas intencoes sao falta de maturidade e trazem pessimas consequencias. Quantas arcas paradas, estacionadas, abondonadas. Ha morte? Ha! Porque tudo isso? O Homem tem alterado o que nao se altera. Se tivessemos uma arca de verdade nos dias de hoje, considere-se morto! Se nao sabiam carregar a presenca de Deus desta maneira bracal antes, imagine hoje! Nos controlariamos Deus e mandariamos Nele como bem entendessemos, como um genio da lampada magica concedindo desejos. Sao quantos que tenho direito? Tres? Triste! Estrategias humanas nao sobrevivem com as estrategias Divinas! A arca esta caindo? A igreja nao esta muito famosa, os membros estao indo embora, tem alguns aqui e ali, temos que fazer algo rapido pra conquista-los! Poe a mao na arca pra segurar! Segura! Vamo fazer uma conferencia, um culto especial, depois do culto adicionamos a comida, depois o aniversario de fulano, depois agente faz uma oficina quem sabe....hummm, que tal um "lovorzao"? Um encontro radical, o jejum da meia-noite, batismo em massa, palestra pra ministros e levitas, segura a roa tal, pega o saquinho de sal, o oleo que veio do monte especial voce nao pode deixar de usar, bebe agua, enxuga com lenco ungido, faz corrente, campanha e paga o preco...Uf! Amado, voce mal pode abarcar o que voce ja tem ai, voce quer mais? De campanha em campanha, de conferencia em conferencia, oficina a oficina, evento a evento, corrente a corrente, chega! Para, para tudo! O que foi? O boi tropecou. Gracas a Deus! Frustados por Deus, temos esperanca de ser realizados por Ele um dia. Quanto menos temos de Deus por dentro, mais enfeites precisamos do lado de fora! Quebrem as carrocas, matem os bois, se livrem dos fardos e dos animais cevados, junte o povo disposto a carregar o venagelho nos ombros do jeito que ele e e como Deus quer, povo disposto a obediencia, necessitado de Deus, dependente Dele por fe somente. Se meu ombro nao aguentar, Deus vai prover, vai sustentar! Povo que tem os ceus como teto, as Maos de Deus como paredes e a Palavra como chao! E isto basta! Voce quer carregar a presenca de Deus?

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...