Tuesday, October 25, 2011

Como falar sobre Halloween com seu filho (a)?

"Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as criancas, e nao as impecais, porque de tais é o reino de Deus."
Lucas 18:16

Como explicar o dia das bruxas para uma crianca? Quanto mais se fala de Halloween, menos os pais cristaos tem as armas necessarias para defender e combater mals costumes.
Como usar o que voce JA TEM para ensinar seu filho o que e certo, reto e agradavel a Deus?

Algumas dicas...



1- Diga a verdade! "Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvacao; por ti espero o dia todo." Sl 25: 4,5 E importante ser sincero e dizer a verdade pra sua crianca. Nao rodeie, nao enfeite, nao embeleze. A verdade e a base do evangelho. " Filho meu, ouve a instrucao de teu pai, e nao deixes o ensino de tua mae. Porque eles serao uma grinalda de graca para a tua cabeca, e colares para o teu pescoco." Proverbios 1:8,9 Voce tem maior influencia com as armas certas sobre seu filho (a) do que qualquer outra pessoa, seu filho tera sua confianca e voce tera seus ouvidos se voce for verdadeiro, sincero e direto. O amor habita na verdade.


2- Ensine! "Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mae (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra." Efesios 6:1-3 Nao tenha medo de abrir a sua biblia. Ensinar seu filho (a) o que e certo e o seu maior trabalho. Utilizar a biblia de forma simples, pura e verdadeira pra ensinar seu filho, nao so desperta o interesse dele (a) sobre a Palavra de Deus, como cria-se um ambiente confortavel, casual e normal fazer uso da biblia. Na proxima vez que voce a for utilizar, nao sera nada disconfortavel ou "coisa de outro mundo".
"E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa." Mateus 10:42 Voce, como pai e mae, tem muito mais que um copo de agua fresca para dar ao seu filho! Nao se retenha simplismente a dizer NAO! e pronto, perca tempo em amor ensinando seu filhos os porques, com humildade, se fazendo pequeno como eles, aprendendo juntos de Deus. "Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Gracas te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado."
Lucas 10:21

O que a biblia fala sobre o dia das bruxas?

"Mas qualquer que fizer tropecar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoco uma pedra de moinho, e que fosse lancado no mar." Marcos 9:42

“Nao permitam que se ache alguém entre voces que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhacao, ou se dedique a magia, ou faca presságios, ou pratique feiticaria...” (Deuteronomio 18:10)


"Nao permitam que se ache alguém entre voces que faca encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos. O Senhor tem repugnancia por quem pratica essas coisas” (Deuteronomio 18:11-12)


"E nao comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dize-lo é torpe.” Efesios 5:11-12


"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24)


"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5:20


“Porque outrora voces eram trevas, mas agora sao luz no Senhor; vivam como filhos da luz e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor” (Efesios 5:8, 10)

3-Seja compreensivo, paciente, misericordioso- A primeira coisa que uma crianca reconhece e a bondade. Do mais pequenino ao que ja tem maior entendimento, uma crianca conhece a bondade. E o que e bom faz bem. Ser paciente, compreensivo e misericordioso com seu filho e essencial. Lembrando que nos, quando eramos crianca na fe, Deus teve todas estas tres qualidades conosco enquanto nos ensinava. Uma crianca e imatura, dependente em varios niveis e inocente, ela nao sabe o que e engano, mas certamente sabera reconhecer bondade nos seus olhos e nas suas palavras quando ensinar. "O peso fraudulento e a medida falsa sao abominaco ao Senhor, tanto uma como outra coisa. Até a crianca se dá a conhecer pelas suas acões, se a sua conduta é pura e reta." Proverbios 20:10-11. E muito dificil para uma crianca, "ficar de fora", sua indole e socializar-se, divertir, copiar....Se voce nao demonstra simpatia pro seu filho com esta dificuldade que e real em ser "diferente", voce demonstra falta de paciencia e misericordia e amor. Se identificar com a dor ou dificuldade do proximo, nao e fraqueza, muito pelo contrario e compaixao, bondade,graca. Caracteristicas de Deus em nos, que devemos usa-la tanto quanto somos firmes, retos, santos, etc...Usar frases como "Filho, eu sei que e dificil porem...em Deus tudo podemos!"; "Filha eu sei que sua amiga celebra Halloween, Jesus ama ela como ama voce, mas agora que voce ja sabe da verdade, sua vida e diferente, e isto e bom!"; "Filho, eu acredito em voce, voce e especial pra Deus"...

4- Nao faca substitutos! Nao precisamos de premio pra fazer o que e certo e o que agrada Deus. Muitos nao querem que os filhos celebrem Halloween e arranjam ALTERNATIVAS para "agrada-los". Nao faca isso! Sem pacialidade e sem hipocrisia. "Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia."Thiago 3:17 Use sua criatividade em outras areas..."Aquilo que uma geraco tolera, a próxima adota como estilo de vida normal" Arrumar uma alternativa significa que o modo que Deus quer nao e suficiente. Voce precisa crer que levando a diante o que e certo, do jeito que e certo, sera mais que suficiente e gratificante e que voce nao estara "perdendo nada", nada alem do que agrada sua carne, e estimula seu propio ego e conforto. Se voce nao cre nisso, seu filho tambem nao vai crer. Leve seu dia como qualquer outro dia, uma dia especial como TODOS os dias que Deus criou, qual teremos oportunidade de algo bom de Deus acontecer pra nos. Fazer o que e bom aos olhos de Deus NAO e um castigo que merece alivio, nem um peso, que precisa de alternativa! "Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos nao sao penosos. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé." 1 Joao 5: 3-4

Os Simbolismos do Halloween




Abobora Em Forma de Caveira Iluminada:



Alem de ser usada com intencao de espantar os espiritos, outra lenda diz que um homem morreu e foi-lhe negada a entrada tanto no ceu como no inferno. Condenado a perambular como "alma penada" colocou uma brasa num nabo oco para iluminar seu caminho anoite. Este, virou uma abobora com olhos e boca mais tarde para simbolizar Jack O' Lantern.




Velas Marrom & Alaranjadas


Sao usadas velas marrom e alaranjadas cores outonais em rituais feitos pelas bruxas neste dia. Laranja simbolizando cor da vitalidade a da energia que gera forca. E tambem muito utilizada a cor preta e a cor roxa. A cor preta simbolizando a cor sacerdotal de magos, bruxas e feiticeiras, "a cor do mestre", a cor roxa sendo a cor da magia ritualistica.






Pentagrama



No Satanismo e maconaria e um simbolo usado em rituais e trabalhos de encantamento sobre, ou na frente do altar.



Maca do Amor


A pratica da pesca das macas num tonel vem de uma pratica antiga da bruxaria de avivinhar o futuro, hoje uma das brincadeiras do Halloween. Supunha-se que o participante que obtivesse sucesso teria ajuda dos espiritos para realizacao amorosa, sem esquecer tambem da famosa historia de conto infantil " A Bela adormecida" em que uma bruxa envia uma maca para a jovem donzela que cai em um feitico e adormece ao comer da maca.


Pedir Doces


Esse costume veio da tradicao Irlandesa de fazer prossicoes para recolher contribuicoes dos agricultores, afim de que suas colheitas nao fossem perturbadas por demonios. Hoje se e de costume fazer o "Trick or Treat", "Gostosuras ou Travessuras" pelas criancas, que requerem um doce ou uma travessura, um mal, uma pertubacao.

Gato Preto


Os gatos eram objeto de adoracao. Acreditava-se que toda bruxa que se preze tem que ter um gato preto. Acreditva-se que apos um periodo de meditacao o propio diabo aparecia na forma de um gato preto.

A Vassoura


Ao contrário do que todos pensam, as vassouras nao eram o meio de transporte das bruxas. No Halloween, elas simbolizam o poder feminino de fazer a limpeza das coisas negativas. A vassoura elimina os maus fluidos e as energias negativas do ambiente, e a vassoura do Halloween nunca deve tocar o chao quando a limpeza for feita.
Segundo a tradico, ela deve ser feita com ervas, como o louro, arruda, manjericao, alecrim, alfazema, e eucalipto. Se desejar, acrescente flores secas, como sempre-vivas e camomila.




A Aranha



Representa o destino e as formas como ele se apresenta a nós. O fio das teias da aranha simboliza a forca necessária para seguir em frente.
 
 
 
Morcegos


Esses animais veem além das formas e das aparencias, captando tudo pela forca da própria energia e sensibilidade, sem necessitar da visao ocular. O morcego, por sua habilidade de perseguir sua presa no escuro, adquiriu a reputacao de possuir forcas ocultas.

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...