Tuesday, December 22, 2009

Negando O Amigo



" Ora, Pedro estava assentado fora, no patio; e aproximando-de dele uma criada, disse: Tu tambem estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Nao sei o que dizes." (Mateus 26:69,70)

Pedro era servo de Jesus, assim como todos nos seus filhos. Jesus, quando o conheceu trocou seu nome de Simao Pedro para Pedro, assim como Ele nos deu novo comeco, mudou nossa sorte, e nos deu Seu sobrenome, a saber que onde quer que fomos, somos reconhecidos como seus filhos, assim como um filho natural carrega o sobrenome dos pais, carregamos o Dele. Pedro era pescador quando encontrou Jesus, ou diria eu, Jesus encontrou ele?!? Jesus o transformou em pescador de almas, transformando seu proposito dali em diante, como Ele transformou o seu quando Te encontrou. Pedro, como bom servo experimentou na caminhada com Jesus de muitas maravilhas.
 Andou sobre as aguas, Jesus orou por ele, ele recebeu poder de Deus para ligar e desligar tudo que estiver ligado na terra ligara no ceu...e Jesus encostou a cabeca em seu ombro. Era chamado de " o profeta amado". Definitivamente Jesus via em Pedro mais que um servo, um : servo-amigo! Jesus confiou a ele Sua amizade, e o tratou mais que Senhor. Mas sera que Pedro via Jesus como amigo? Sera que ele TRATAVA Jesus como amigo? Sera que ele conhecia Jesus como um amigo?

PEDRO NEGA JESUS. Pedro nega seu amigo Jesus, porque a amizade nao era mutua, Pedro so consegui ver Jesus como Senhor e SE VER como servo. Como pode? Andou com Jesus, viu Jesus realizar tantos feitos, sentiu o toque da amizade de Jesus nos seus ombros e nao sabia que Ele era seu amigo? Sim! Pedro nao conhecia Sua amizade nem O Amigo, por isto negou-a(o). Quando a criada afirmou a ele que ele estava com Jesus mais cedo, ele disse que nao sabia do que ela estava se referindo. Na verdade ele nao sabia mesmo, mas nao era do que ela estava referindo nao, era de que Jesus verdadeiramente estava com ele, Ele e quem nao estava com Jesus como deveria. Quer dizer que se eu nao estou com Jesus como eu deveria estar e como se eu estivesse negando Sua amizade? SIM!
"E, saindo para o vestibulo, outra criada o viu e disse aos que ali estavam: Este tambem estava com Jesus, o nazareno. Ele negou outra vez, com juramento: Nao conheco tal homem." (Mateus 26:71,72)
Denovo? Pedro nega Jesus denovo! Desta vez ela nao afirma pra ele que ele estava com Jesus, ela conta a outros, ele poderia ter ficado calado ja que ela nao se dirigia a ele diretamente, mas por medo do que "iam pensar" ele negou seu amigo mais uma vez, e continua afirmando que nao O conhece, denovo. Uma mentira dentro de uma verdade. E quantos de nos nao negamos a nossa amizade com Cristo? Quantos de nos nao a negamos muito mais que duas vezes, muito mais que tres? Negamos que O conhecemos, negamos sua confianca em nos, negamos sua graca, seu amor, sua existencia, seu valor? Negamos pra nos mesmos, negamos pra alguem que nos "poe na parede", negamos pra outros que estao a nossa volta?
"E logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, tambem tu es deles, pois a tua fala denuncia" (Mateus 26:73)
Pedro, por mais que ele quizesse negar Seu Amigo, ele ja possuia as caracteristicas Dele, eram evidentes, Jesus mudou o nome dele, mudou a vida dele, agora ele tinha sobrenome de Deus. Por onde ele fosse, o que ele tentasse fazer, mesmo que ofuscasse estas caracteristicas, elas estariam la presentes. O servo e propiedade do seu Senhor, por onde ele for sera Sua imagem e semelhanca, mesmo nao querendo aceita-la. Como Pedro nao aprendeu ser amigo, como Jesus e amigo, ele nem tinha olhos pra reconhecer estas caracteristicas. Como o servo que nao sabe o que faz seu Senhor, nao O conhece, porque nao e amigo Dele.
"Entao, comecou ele a praguejar e a jurar dizendo: Nao conheco esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou Pedro das palavras e Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, tres vezes me negaras. E, saindo dali, chorou amargamente." (Mateus 26:75)
Incrivel como as caracteristicas de Jesus que estavam em Pedro mudaram automaticamente quando ele negou pela terceira vez. Isto me faz pensar em como e quantas vezes nos nao negamos nosso Amigo Jesus ao ponto de nao mais espelharmos Cristo em nos. Ele praguejou e jurou. Daquele nivel de distanciamento do relacionamento com Deus, Pedro ja estava mostrando atitudes que nao representavam Cristo. Quantos nao se afastam de Deus e da igreja e logo vemos a mascara espiritual cair e se mostram as atitudes da carne? Como voce tem visto Jesus? Senhor? Amigo? Certamente Ele trocou seu nome, agora nao mais servos, mais amigos...voce tem correspondido a esta amizade? Ou voce tem negado ela? Quantas vezes? Tres? Mais? Como voce tem negado? Voce troca estar na igreja pelo seu trabalho? Voce O deixa por uma festa? Amigos? Vicio? Namorado? Casamento? Moda? Sexo? Estudo? Televisao? Internet? Deus te desperta anoite pra conversar com voce na Palavra, voce troca uma conversa com Seu amigo pelo seu descanso? Voce troca a Casa do Seu amigo pela sua propia? Amigos que negam O amigo...em pensar que quando voce o confessou como Amigo, Senhor e Salvador, voce jurou como Pedro, "JAMAIS TE NEGAREI SENHOR!"

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...