Thursday, October 7, 2010

A Doutrina das Vestimentas

A doutrina das vestimentas tem um fundamento biblico? Em que se fundamenta? Varias igrejas de varias denominacoes aderem a esta doutrina impono padroes de vestes. Isto e biblico?
 É muito comum ouvirmos hoje sobre essas doutrinas que condenam certos tipos de roupas, tamanho de cabelo, maquiagens e etc. Entendemos, como Cristãos, que a intenção de muitos que pregam tais doutrinas é boa, querendo apenas impedir que ‘o mundo’ entre na Igreja de Cristo. Mas, tristemente, esse tipo de ensino é fortemente venenoso à sã doutrina bíblica. Embora pareça exagero, tais pregações são como um pouco de fermento que leveda toda a massa "Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidãoes Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade?Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda a massa toda."

(Galatas 5:1 a 9)colocando um jugo que Cristo nao impos aos seus filhos.
"lancai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento, pois tambem Cristo vosso cordeiro pascal foi imolado."(1 Co. 5:7)
Biblicamente, não existe qualquer referencia ao uso especifico de vestimentas. Muitos tentam usar o texto de Deuteronômio 22:5 para dizer que mulheres não podem usar calças compridas. Tal afirmação é evidentemente falsa. "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus." (Dt. 22:5) “Leia de novo este versículo e responda: Onde está falando de calça comprida? Em nenhum lugar. E nem poderia, porque este versículo foi escrito por Moisés em 1405 a.C. e, naquela época, não existia calça comprida. A calça comprida só surgiu na França , no final do séc. 19. Então, do que o versículo acima está falando? Ele está falando de vestido. Porque, naquela época, tanto homens como mulheres usavam vestidos! O próprio Senhor Jesus usava vestido (Jo19:23-4) e mesmo depois de glorificado, Jesus é descrito por João como”vestido até aos pés de um vestido comprido” (Ap. 1:13). Então, Substitua a palavra ”traje” por “vestido” e você terá: “Não haverá vestido de homem na mulher e não vestirá o homem vestido de mulher; porque que faz isto abominação é ao Senhor, teu Deus”. Mas o Livro de Apocalipse nos revela que, no futuro, os salvos usarão vestidos (Ap. 7:9-12). Que o próprio Deus mandará vestir os mártires de vestidos (Ap. 6:9-11). Ora, Deus não iria vestir os salvos com abominação.
Então, abominação é a troca de roupa entre os sexos: é o homem se vestindo para passar por mulher e a mulher se vestindo para passar por homem. É o homossexualismo. Assim como, nos costumes bíblicos, há diferença entre o vestido usado pelo homem e o vestido usado pela mulher, assim também, nos dias de hoje, há diferença entre a calça comprida usada pelo homem e a calça comprida usada pela mulher. Apesar de parecidas, não são iguais. Usar calça comprida não é abominação para a mulher, porque o seu modelo é feminino e a mulher não está querendo se passar por homem. Na Escócia os homens usam saias e na África eles usam vestidos e não é por causa disto que os cristãos escoceses e africanos irão para inferno.”
Mas isso não significa que devemos nos vestir de qualquer maneira, a bíblia diz que a mulher deve usar sempre ‘traje modesto’ "Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos buscando se portar de um modo que não induza outros a sexualidade. "(1 Tm 2:9)
As doutrinas criadas pelos que professam essa chamda "doutrina de vestimentas" sao na verdade um conjunto de regras relacionadas ao cuidado pessoal com o corpo. Como, por exemplo, proibir mulheres de possuírem cabelos curtos. Para tal afirmação, é usado o texto de I Coríntios 11.13-15, onde Paulo fala: “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”
O erro na interpretação deste texto está no fato de ignorar o contexto argumentativo de Paulo e o contexto histórico da carta. Quando analisamos o contexto argumentativo, vemos que a partir do verso 23 do capitulo 10, Paulo está falando sobre não escandalizar os outros com nossa liberdade, e é exatamente neste contexto que Paulo escreve os versos que foram citados. Leia o capitulo 10 desta carta com cuidado, e perceba que Paulo esta realmente falando sobre isto. Tal argumentação Paulina fica mais evidente no verso 32 do mesmo capitulo, quando ele diz: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.”
Para entender melhor porque Paulo se preocupa com isso, uma análise do contexto histórico da cidade de coríntios servirá de grande ajuda. Mas, em resumo, basta saber que os sacerdotes pagãos usavam cabelos longos, quando as sacerdotisas pagãs usavam cabelos curtos. Paulo estava preocupado com o testemunho que os cristãos dariam ao povo que não conhecia a Cristo. Outra informação importante é que o véu simbolizava um sinal de submissão da mulher em relação ao homem. Com o tempo, esse costume foi sendo trocado pelo uso de cabelos cumpridos por parte das mulheres, simbolizando o véu. Abrir mão daquele forte fator cultural seria um grande gerador de escândalo. Mas se mesmo assim, alguém quiser fazer confusão sobre isso, lembre-se do que Paulo diz no verso 16 do capítulo 11: “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”
Eu sou completamente a favor da ordem a decencia de DEUS dentro de Sua Casa, como tambem sou completamente a favor da liberdade de DEUS na Graca do nosso Senhor Jesus Cristo, sem esquecer de recitar que Liberdade nao e para a libertinagem, Tudo e licito mas nem tudo nos convem... eu amo regras de homens inspiradas por Deus com proposito edificante. E acredite em mim TUDO que Deus faz tem um proposito edificante a todos. E nada do que Ele cria e para aprisionar ou reprimir, mas libertar e trazer crecimento.
Como sempre digo...nao e uma peca roupa que vai me achegar ou me afastar de Cristo. Nem achegar, pois posso estar com as vestes mais 'santas' e aparencia de pessoa espiritual que existe, Ele nao esta preocupado com isso. Espirito chama espirito, coisas espirituais com espirituais, Ele e Espirito. Nem me afastar, porque poderia estar nua, me perdoe a franqueza, e como aquela prostituta que se meu coracao estivesse vestido com vestes de louvor e arrependimento, ali mesmo Ele nao me rejeitaria! E lamentavel quando pessoas pegam detalhes minusculos e fazem disto um foco de opressao para outros, quando o foco deveria estar em Cristo e o evangelho simples a puro. Quantos dentro da igreja bem vestidos de vestes aparentemente puras e espirituais e na verdade estao como "sepucos caiados" por dentro? Sujos e vazios! De aparencias estamos cheios, tire seu foco em aparencias! Deus advertiu principalmente a mulher a isto quando disse-a para vestir de maneira modesta. Mas a propia igreja recoloca o foco em aparencias quando instipula regras das tais, quando Jesus disse: vista-se com modestia e que nao provoque escandalo e pronto, esqueca isto, nao fique remoendo a respeito nem faca disso outra Lei. Que O Senhor nesta hora venha te ensinar o que e util, nao para agrado do homem mas agrado do Seu coracao!
"Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar” (Is 48:17)
Voce tem se sentido carregado? Pesado na igreja? Carregue o fardo do Senhor!
"Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mt.11:30)


*Colaboracao de pesquisa Yago Martins-Voltemos ao evangelho*

No comments:

Post a Comment

Comente! Deus te abencoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...